Notas da Release: Notas da Release de SESP
Data da Release: 20/09/2024
Release SESP: v.3.18.0
Módulo da Relatórios do SESP: Versão 3.18.0
Sumário da Release:
Descrição |
Notas |
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● Relatório Trimestral PEPFAR MER 2.7 ○ PMTCT_EID (Novo) ○ PMTCT_HEI (Novo) ● Relatório Semestral PEPFAR MER 2.7 ○ TB_PREV ● Relatórios de MISAU ○ Relatório de Monitoria Intensiva - 2024 ○ Relatório de Melhoria de Qualidade - 2024 ○ Resumo Trimestral APSS&PP ○ Relatório de Avaliação MDS ○ Resumo Mensal de DAH ○ Lista de Utentes com DAH ○ Lista de Utentes Elegíveis ao pedido de CD4 ○ Lista de Utentes que receberam Resultado de CV durante o trimestre (anteriormente denominado por AQD HIV – MISAU) ● Outros Relatórios ○ TB2: Lista de Pacientes Elegíveis ao TPT ○ TB4: Relatório Cascata Mensal de TX_TB ○ TB5: Lista Pacientes Activos em TARV sem Rastreio de TB ○ TB7: Relatório Cascatas de Doença Avançada por HIV e de TB ○ Relatório MDS (DSD) ○ RQD1: Relatório de Qualidade de Dados ○ RQD2: Relatório De Qualidade De Dados Para Identificar Fichas Duplicadas ○ Lista de Pacientes Faltosos ou Abandonos ○ Lista de Pacientes Elegíveis para colheita da Amostra para Carga Viral ○ CCR1: Lista de Criança Inscritas em CCR |
- Ficheiro com o módulo de relatórios: eptsreports-3.18.0.omod (na pasta do pacote contendo o código)
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Formulários HTML e Conceitos |
● Actualizada Ficha Clínica ● Actualizada Ficha APSS&PP ● Actualizado Formulário e-Lab ● Actualizado Formulário Laboratório Geral |
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Outros |
● Data Entry Statistics |
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Documentos |
● Notas da Release 3.18.0 (Inglês e Português) ● Documentos de Requisitos: ○ Formulários: ■ Ficha Clínica ■ Ficha APSS&PP ■ Formulário e-Lab ■ Formulário Laboratório Geral ○ Relatórios/Listas: ■ PMTCT_EID ■ PMTCT_HEI ■ TB_PREV ■ MI CAT 7 ■ MI CAT 9 ■ MI CAT 11 ■ MI CAT 12 ■ MI CAT 13 ■ MI CAT 14 ■ MI CAT 15 ■ MI CAT 18 ■ MI CAT 19 (Novo) ■ MQ CAT 9 ■ MQ CAT 13 ■ MQ CAT 15 ■ Resumo Trimestral APSS&PP ■ Relatório de Avaliação MDS ■ Resumo Mensal de DAH ■ Lista de Utentes com DAH ■ Lista de Utentes Elegíveis ao Pedido de CD4 ■ Lista de Utentes que receberam Resultado de CV durante o trimestre (anteriormente denominado por Relatório AQD-MISAU) ■ TB2: Lista de Pacientes Elegíveis ao TPT ■ TB4: Relatório Cascata Mensal de TX_TB ■ TB5: Lista Pacientes Activos em TARV sem Rastreio de TB ■ TB7: Relatório Cascatas de Doença Avançada por HIV e TB ■ Relatório MDS (DSD) ■ RQD1: Relatório de Qualidade de Dados ■ RQD2: Relatório De Qualidade De Dados Para Identificar Fichas Duplicadas ■ Lista de Pacientes Faltosos ou Abandonos ■ Lista de Pacientes Elegíveis para colheita da Amostra para Carga Viral ■ CCR1: Lista de Criança Inscritas em CCR
● Templates: ○ Relatório Trimestral PEPFAR MER 2.7 ○ Relatório Semestral PEPFAR MER 2.7 ○ Relatório de Monitoria Intensiva- 2024 ○ Relatório de Melhoria de Qualidade - 2024 ○ Resumo Trimestral APSS&PP ○ Relatório de Avaliação MDS ○ Resumo Mensal de DAH ○ Lista de Utentes com DAH ○ Lista de Utentes Elegíveis ao pedido de CD4 ○ Lista de Utentes que receberam Resultado de CV durante o trimestre (anteriormente denominado por Relatório AQD HIV-MISAU) ○ TB2: Lista de Pacientes Elegíveis ao TPT ○ TB4: Relatório Cascata Mensal de TX_TB ○ TB5: Lista Pacientes Activos em TARV sem Rastreio de TB ○ TB7: Relatório Cascatas de Doença Avançada por HIV e TB ○ Relatório MDS (DSD) ○ RQD1: Relatório de Qualidade de Dados ○ RQD2: Relatório De Qualidade De Dados Para Identificar Fichas Duplicadas ○ Lista de Pacientes Faltosos ou Abandonos ○ Lista de Pacientes Elegíveis para colheita da Amostra para Carga Viral ○ CCR1: Lista de Criança Inscritas em CCR
● Guiões de Instalação: ○ Manual de Utilizador: ■ Manual do Administrador SESP ■ Manual de Utilizador SESP V. 3.18.0 |
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Alterações incluem:
● Relatórios PEPFAR MER
○ Relatório Trimestral PEPFAR 2.7 MER
■ PMTCT_EID (Novo)
● Este indicador reporta o número de crianças que fizeram um teste PCR HIV (amostra recolhida) até aos 12 meses de idade durante o período do relatório.
■ PMTCT_HEI (Novo)
● Este indicador reporta o número de crianças expostas ao HIV, cujos resultados de testes PCR HIV retornaram no período do relatório, e cuja amostra para diagnóstico tenha sido recolhida até aos 12 meses de idade.
■ PrEP_CT
● Atualização o nome da desagregação do resultado do teste de “Indeterminado” para “Outro” na visualização do web preview para alinhar com a máscara do Excel (Ticket #3729).
○ Relatório Semestral PEPFAR 2.7 MER
■ TB_PREV
● Alinhamento da definição TX_CURR da versão de Dezembro de 2023.
● Relatórios do MISAU
○ Monitoria Intensiva -2024
■ CAT 7
● Alteração o período de término do TPT - 3HP de 80-190 dias para 80-198 dias (indicadores 7.2 e 7.4).
● Alinhamento dos períodos de coorte e correcção do número de dias considerados para o tratamento com INH e 3HP.
● Alinhamento da definição de “Utentes Transferidos Para outra US”.
■ CAT 9
● Inclusão dos novos indicadores de “Pedido CD4 e Recepção de resultados de CD4” para o grupo de utentes que reiniciaram o TARV.
● Separação do requisito de cálculo de idade para os indicadores de pedido e resultado de CD4 para o grupo de utentes que reiniciaram TARV (11.1 e 11.2).
● Alinhamento cálculo da idade para usar a data de reinício do TARV.
● Inclusão a fórmula de cálculo do período de avaliação nos indicadores de Resultado de CD4 para utentes que reiniciam TARV.
● Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
● Alinhamento da definição de “Utentes Transferidos Para outra US”.
■ CAT 11
● Actualização da definição de “Utentes Transferidos Para outra US” para remover a verificação (exclusão) de consulta clínica ou levantamento de medicamentos após a data da transferência.
● Alinhamento da justificativa para utentes que receberam um resultado de CV ≥ 1.000 cópias/mL e mulheres grávidas com CV >50 cópias/mL para considerar uma coorte de 4 meses (em vez de 3 meses) (indicadores 11.2, 11.4 e 11.7).
■ CAT 12
● Actualização da definição de “Utentes Transferidos Para outra US” para excluir remover a verificação (exclusão) de consulta clínica ou levantamento de medicamentos após a data da transferência.
■ CAT 13
● Actualização da definição de “Utentes Transferidos Para outra US para remover a verificação (exclusão) de consulta clínica ou levantamento de medicamentos após a data da transferência.
● Inclusão dos novos indicadores para avaliar o resultado de pedido/resultado de CV em utentes co-infectados com TB/HIV.
● Remoção dos indicadores de CV para utentes em tratamento de 2ª linha (adultos e crianças) (resultado em Excel).
● Alteração dos denominadores dos indicadores que avaliam os utentes em tratamento de 1ª linha, para considerar a soma dos utentes em tratamentos de 1ª e 2ª linha.
● Alinhamento do período máximo para resultados de CV de 6 meses para 198 dias (6 meses x 33 dias) e de 9 meses para 297 dias (9 meses x 33 dias). (Ticket #3649)
● Alteração do mês da coorte para avaliação do retorno do resultado de CV de 9 para 10 meses e de 10 para 11 meses. (Ticket #3649)
● Adicionado critério de exclusão para utentes “Transferidos de” para utentes em tratamento de 1ª e 2ª linha elegíveis para solicitação de CV (RF14 e RF15). (Ticket #3649)
● Atualizado o período de verificação de solicitação de CV para os indicadores 13.3, 13.12, 13.15 e 13.18 de 80-130 dias para 80-132 dias.
■ CAT 14 (Indicador 15.16)
● Revisão da definição de desagregação do MDS (15.16) para alinhamento com o relatório MQ.
● Definição de desagregação de MDS alinhada (15.16) para considerar o MDS registrado durante a consulta clínica anterior.
■ CAT 15
● Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
■ CAT 18
● Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
■ CAT 19 (Novo)
● Relatório de MI actualizado para incluir novos indicadores de TB/HIV.
○ Melhoria de Qualidade – 2024
■ CAT 9
● Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
■ CAT 13
● Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
■ CAT 15
● Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
○ Lista de Utentes que receberam Resultado de CV durante o trimestre - MISAU
■ Remoção da segunda folha do relatório que incluía o número agregado de utentes activos em TARV e novos inícios em TARV.
■ Renomeado para “Lista de Utentes que receberam Resultado de CV durante o trimestre”, anteriormente denominado por AQD HIV-MISAU.
○ Resumo Trimestral de APSS & PP
■ Indicadores alinhados com a definição de RM HIV: A2 - Número cumulativo de utentes que iniciaram Pré-TARV (Cuidados HIV) durante o mês; B13 – Número de utentes ativos em TARV no final do mês; e B1- Número de utentes que iniciaram TARV durante o mês.
■ Atualização da definição de abandonos para considerar 59 dias em vez de 60 dias.
○ Relatório de Avaliação MDS
■ Inclusão das colunas Província, Distrito, Código SIS-MA, US e Data de geração do relatório, e removidas as linhas correspondentes do cabeçalho do relatório.
■ Inclusão dos seguintes novos indicadores nas seções B (12 meses), C (12-24 meses) e D (24-36 meses) para os respectivos períodos:
● Doença activa em estadio III ou IV registrada,
● Providos métodos de planeamento familiar,
● TPT recebido,
● Medição de hipertensão durante todas as consultas clínicas,
● Rastreado para cancro do colo do útero,
● Resultado positivo do rastreio do cancro do colo do útero.
■ Actualização do período do indicador na seção C para não incluir o 12º mês no período de avaliação, e na seção D para não incluir o 24º mês no período de avaliação, a fim de evitar a sobreposição do início do período com as seções B e C, respectivamente.
■ Actualização do período dos indicadores C10 e D10 - Tipo de MDS para considerar o período entre o 12º e 24º mês de TARV, e o 24º e 36º mês de TARV, respectivamente, a fim de evitar duplicação de dados entre as secções.
■ Actualização dos indicadores B7, C7 e D7 para considerar e listar a doença activa em estadio III ou IV e actualizado o nome dos mesmos indicadores.
■ Actualização dos indicadores na secção B para mostrar dados de todos os utentes que iniciaram TARV na coorte de 12 meses ou na coorte de 24 meses ou na coorte de 36 meses.
■ Actualização dos indicadores na secção C para mostrar apenas dados de utentes que iniciaram TARV na coorte de 24 meses ou na coorte de 36 meses.
■ Actualização dos indicadores na secção D para mostrar apenas dados de utentes que iniciaram TARV na coorte de 36 meses.
○ Lista de Utentes com DAH
■ Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
■ Definição de intervalo de idade alinhado para considerar os resultados semi-quantitativos de CD4 <= 200.
■ Actualização da definição da “Data de Início da TARV” para considerar todas as fontes/critérios devido a utentes transferidos de outra US que possuem a “Data de Início da TARV” registrada na Ficha Resumo.
○ Lista de Utentes Elegíveis ao Pedido de CD4
■ Incluídos resultados semi-quantitativos e percentuais de CD4.
○ Resumo Mensal DAH
■ Alinhamento da definição do indicador 5 com a definição do indicador 0 do período subsequente (Ticket #3629).
■ Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
■ Remoção do base cohort TARV.
● Outros Relatórios
○ TB2: Lista de Pacientes Elegíveis ao TPT
■ Alinhamento com as alterações feitas ao TX_CURR em Dezembro de 2023 e TX_TB em Março de 2024.
○ TB4: Relatório Cascata Mensal de TX_TB
■ Inclusão das seguintes desagregações nos indicadores 5, 6a, 6b e 7: Pacientes Novos Inícios em TARV, Pacientes Previamente em TARV, Sexo (M/F) e Idade (<15, >=15, idade desconhecida). (Ticket #3583)
○ TB5: Lista Pacientes Activos em TARV sem Rastreio de TB
■ Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
○ TB7: Relatório Cascatas de Doença Avançada por HIV e TB
■ Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
○ Relatório de MDS
■ Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4.
○ RQD1: Relatório de Qualidade de Dados
■ EC24 atualizado para aplicar parâmetros de data de início e fim. (Ticket #3429)
■ Actualizado para remover a Ficha Recepção/Levantou ARVs como fonte para verificar levantamentos após a saída (Morte, Transferido Para ou Abandono).
■ Alinhamento com as alterações feitas ao TX_CURR na versão de Dezembro de 2023.
○ RQD2: Relatório De Qualidade De Dados Para Identificar Fichas Duplicadas
■ Inclusão do novo EC6: Identificar utentes com mais de um Formulário e-Lab com o mesmo tipo de resultado registrado na mesma data e na mesma US.
○ Lista de Pacientes Faltosos ou Abandonos
■ Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
○ Lista de Pacientes Elegíveis para a Colheita da Amostra para Carga Viral
■ Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
○ CCR1: Lista de Criança Inscritas em CCR
■ Correções aplicadas no código com base no processo de validação/certificação.
● Formulários e Conceitos
○ Ficha Clínica e Ficha APSS & PP
■ Alinhamento das respostas e conceitos do campo de População Vulnerável.
○ Formulário e-Lab
■ Inclusão dos resultados semi-quantitativos de CD4 e tipos de amostras de sangue e urina. (Ticket #3558)
○ Formulário Laboratório Geral
■ Actualização das opções de tipo de amostra para incluir os tipos de amostra para XpertMTB, GeneXpert e TB LAM. (Ticket #3558)
● Outros