Apesar do esforço global comum e dos progressos consideráveis no combate ao HIV/SIDA, a epidemia ainda está fora de controle para o grupo de meninas e adolescentes entre os 15 a 24 anos, especialmente nos países da África Subsaariana tais como Moçambique, onde milhares de meninas vivem ainda em situação vulnerável, com grande representatividade nas infecções semanais. O projecto Determined, Resilient, Empowered, AIDS-Free, Mentored, and safe, mais conhecido como DREAMS, é uma iniciativa apoiada pelo Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), a Fundação Bill & Melinda Gates e o Girl Effect. DREAMS é uma abordagem holística para a infecção primária do HIV, envolvendo a comunidade e parceiros de implementação clínica (PIs), que implementam intervenções de grande impacto para proteger as meninas e adolescentes contra a infecção pelo HIV.
O DREAMS Layering Tool (DLT) é uma aplicação que permite recolher informação sobre os beneficiários do serviço DREAMS. A aplicação fornece uma versão electrónica do formulário físico utilizado para recolher informação de raparigas e mulheres jovens que recebem as intervenções. O DLT guarda os dados recolhidos numa base de dados. A operacionalização do DLT está em constante desenvolvimento face à evolução da tecnologia que vem sendo usada. A plataforma do DLT tem duas componentes: Web e Mobile. A componente do DLT Web funciona nos dispositivos eletrónicos com ligação à internet e com um navegador previamente instalado. A componente do DLT Mobile funciona tanto em modo online como offline, mediante a instalação do aplicativo em dispositivos móveis.
Nesta secção, faz-se uma breve descrição das pré-condições técnicas e burocráticas necessárias para o acesso e funcionamento do DLT, incluindo a orientação sobre como proceder no caso de contingências.
1.2. Pré-condições técnicas para aceder ao sistema
O DLT Web funciona em qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à internet e a um navegador de internet instalado, de preferência o Google Chrome. No entanto, é possível aceder ao sistema a partir de outros navegadores tais como Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari, entre outros. A aplicação requer ligação à internet estável para poder aceder aos dados em tempo real, armazenar, visualizar e actualizar a informação. Portanto, os dados não podem ser inseridos quando o sistema estiver em modo offline, isto é, caso o utilizador não tenha acesso a uma ligação estável à internet ou experiencie uma falha de energia, o sistema poderá não responder adequadamente e os dados inseridos não serão guardados na memória interna do dispositivo.
Qualquer técnico que esteja vinculado a um parceiro de implementação e devidamente autorizado para a implementação do projecto DREAMS pode aceder ao sistema, desde que esteja devidamente autorizado pela United States Agency for International Development (USAID) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC), tenha assinado o acordo de confidencialidade e ter recebido as credenciais de acesso ao sistema em resposta ao pedido submetido ao Helpedesk pelo ponto focal da sua organização.
De referir que durante a submissão do pedido para a criação da conta dum utilizador, deve ser fornecida a seguinte informação:
● Nome completo;
● Organização a que pertence;
● Província atribuída;
● Distrito atribuído;
● Posto Administrativo atribuído;
● Correio electrónico (pessoal ou organizacional);
● Contacto (número de telemóvel);
● Tipo de utilizador (Gestor de casos, Gestor de programas, Activista, coordenador, etc.);
● Ponto de entrada (Unidade Sanitária, Comunidade e Escola).
Durante o acesso e uso do sistema, o utilizador poderá enfrentar problemas ou necessitar de assistência técnica, e sempre que isso aconteça, o utilizador deverá contactar o Helpdesk a partir dos canais abaixo:
1 – Email: helpdeskmoz@sis.org.mz;
2 – Telefone celular / WhatsApp:
● 86-8604886
● 82-8604886
● 84-8604886;
3 – Skype: SIS_HelpdeskMoz;
4 – Portal de assistência técnica: http://e-saude.net ou helpdeskmoz.sis.org.mz/portal