Manual do Utilizador - Mobile

Manual do Utilizador - Mobile


1.     Introdução

Apesar do esforço global comum e dos progressos consideráveis no combate ao HIV/SIDA, a epidemia ainda está fora de controle para o grupo de meninas e adolescentes entre os 15 a 24 anos, especialmente nos países da África Subsaariana tais como Moçambique, onde milhares de meninas vivem ainda em situação vulnerável, com grande representatividade nas análises semanais sobre as novas infecções. O projecto Determined, Resilient, Empowered, AIDS-Free, Mentored, and safe, mais conhecido como DREAMS, é uma iniciativa apoiada pelo Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), a Fundação Bill & Melinda Gates e Girl Effect. DREAMS é uma abordagem holística para a infecção primária do HIV, envolvendo a comunidade e parceiros de implementação clínica (PIs), que implementam intervenções de grande impacto para proteger as meninas e adolescentes contra a infecção pelo HIV.

O DREAMS Layering Tool (DLT) é uma aplicação que funciona em modo online e offline e que permite recolher informação sobre os beneficiários do serviço DREAMS. A aplicação fornece uma versão electrónica do formulário físico utilizado para recolher informação de raparigas e mulheres jovens que são registadas como beneficiárias DREAMS e que recebem as intervenções, seja na Comunidade, na Escola ou na Unidade Sanitária. Os provedores das intervenções inserem os dados diretamente no DLT através de instrumentos manuais. O objetivo do DLT aplicativo móvel é de permitir o registo eficiente dos dados relevantes sobre as beneficiárias e as respectivas intervenções do DREAMS, evitando instrumentos manuais de recolha de dados que podem representar um esforço extra para os provedores.

A operacionalização do DLT está em constante desenvolvimento face à evolução da tecnologia que vem sendo usada, pelo que esta versão para aplicativos móveis representa a versão mais actualizada e funciona em dispositivos electrónicos tanto em modo online como offline, e com um navegador previamente instalado.

  

2.     Pré-condições para o uso do sistema

Nesta secção, faz-se uma breve descrição das pré-condições técnicas e burocráticas necessárias para o acesso e funcionamento do DLT aplicativo móvel, incluindo a orientação sobre como proceder no caso de contingências.

 

2.1. Pré-condições técnicas para aceder ao sistema

O DLT funciona em qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à internet ou mesmo de forma intermitente/ offline. A aplicação requer ligação à internet estável para poder aceder aos dados em tempo real, armazenar, visualizar e actualizar a informação. Portanto, os dados podem ser inseridos quando o sistema estiver em modo offline, isto é, caso o utilizador não tenha acesso a uma ligação estável à internet ou experiencie uma falha de energia, o sistema poderá responder adequadamente e os dados inseridos serão guardados localmente na memória interna do dispositivo para posterior recarregamento por via de uma sincronização manual/ automática logo que a conexão com a internet se restabelecer.

 

2.2. Autorização para o acesso ao sistema

Qualquer técnico que esteja vinculado a um parceiro de implementação e devidamente autorizado para a implementação do projecto DREAMS pode aceder ao sistema, desde que esteja devidamente autorizado pelas agencias do PEPFAR (CDC ou USAID), e tenha assinado o acordo de confidencialidade e ter recebido as credenciais de acesso ao sistema em resposta ao pedido submetido ao Helpdesk pelo ponto focal da sua organização.

De referir que durante a submissão do pedido para a criação da conta de um utilizador, deve ser fornecida a seguinte informação:

      Nome completo;

      Organização a que pertence;

      Província atribuída;

      Distrito atribuído;

      Posto Administrativo atribuído;

      Correio electrónico (pessoal ou organizacional);

      Contacto (número de telemóvel);

      Tipo de utilizador (Mentora, Enfermeira, Conselheira e Supervisor);

      Ponto de entrada (Unidade Sanitária, Comunidade e Escola).

      Locais da actividade (Nome do Bairro, da US e da escola).

 

2.3. Contingências (problemas com o sistema)

Durante o acesso e uso do sistema, o utilizador poderá enfrentar problemas ou necessitar de assistência técnica, e sempre que isso aconteça, o utilizador deverá contactar o Helpdesk a partir dos canais abaixo:

1 – Email: helpdeskmoz@sis.org.mz;

2 – Telefone celular / WhatsApp:      

● 86-8604886      

● 82-8604886      

● 84-8604886;

3 – Skype:  SIS_HelpdeskMoz;

4 – Portal de assistência técnica: http://e-saude.net ou helpdeskmoz.sis.org.mz/portal


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